10/10/2017

Cronograma Capilar



   Oooooolá braseeeeeel!
   Bom, apesar de ser muito comum o uso do cronograma capilar não só por nós crespas e encaracoladas mais também por nossas queridíssimas lisas, muitas mulheres ainda não sabem o que é e para que serve. Pensando nisso resolvi trazer algumas informações sobre o tema.

O que é cronograma capilar?


   É uma agenda especialmente para o cabelo que ajuda na reestruturação dos fios e recuperação de todos os nutrientes, ou seja, vai auxiliar a repor a saúde do cabelo. Perdemos esses nutrientes no nosso dia a dia principalmente em dias que o sol está super quente.
   O cronograma capilar é composto por três etapas (hidratação, nutrição e reconstrução) onde você irá separar pelo menos três dias na semana para realizá-las. 

E como faço para montar um?

   Para começar o seu cronograma, você tem que saber do que o seu cabelo está necessitando. Se não souber identificar, pode fazer um teste de porosidade que vou está disponibilizando as instruções abaixo. 



   Na internet tem cronogramas para todos os tipos de necessidades 
porém se você quiser, também pode começar pelo cronograma oficial, a partir do resultado você identificará o que seu cabelo está precisando mais, e assim poderá criar o seu. O intervalo de cada etapa é de 48 horas para que os fios possam absorver oque você aplicou.














Qual os benefícios da hidratação, nutrição e reconstrução?

  • Hidratação: No dia a dia o cabelo perde água (principalmente em dias quentes), o que acaba deixando os fios secos e ressecados, com frizz, sem movimento, quebradiços, e com pouco brilho. Todo cabelo precisa de hidratação pois a sua  função é repor a água, dar umidade, maciez, movimento e suavidade.
  • Nutrição: Também usa-se a umectação (a base de óleo) que é até mais eficiente e eficaz do que o uso da máscara de nutrição. Ela ajuda a repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade que a hidratação retira. A sua função é dar brilho, força, eliminar as pontas duplas e ressecadas, e dar vida aos fios.
  • Reconstrução: Ela é responsável por repor a fibra capilar (queratina). Perde-se essa fibra quem tem o cabelo quimicamente tratado (tintura, descoloração, progressiva, e entre outros). Se você está com os fios elásticos e quebradiços, reconstrução é a etapa ideal. A função dela é fortalecer os fios e devolver a proteína. Use somente se estiver realmente necessitando, pois o cabelo pode ficar duro e áspero por conta de tanta fibra reposta.
Quantas máscaras eu preciso?

   Sinceramente? uma só! Você pode comprar uma máscara de hidratação e fazer misturinhas de acordo com a etapa. Tem várias receitas caseiras no youtube mas em breve também vou fazer um estoque no blog e canal.

   Espero que tenham entendido direitinho como funciona o cronograma capilar, deixem nos comentários os benefícios que ele trouxe para você ou se você quer começar e ainda tem dúvidas pode deixar sua perguntinha que eu irei responder com muito carinho! Compartilhem para que outras manas ficarem ligadinhas também!

2 comentários: